Em Stand by



“Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.” Amós 5:4
Usamos o termo Stand by para designar o consumo de energia em modo de espera que vários aparelhos eletrônicos possuem atualmente como TVs, DVDs, rádios, consoles de videogames etc. De maneira bem grosseira quero fazer uma comparação deste termos com a maneira como na maioria do tempo agimos em relação ao nosso relacionamento com Deus. Sem perceber costumamos fazer de Deus um aparelho que liga e desliga na hora que precisamos, deixando-O sempre em Stand by para que no momento em que precisarmos novamente seja só preciso pôr para “funcionar”.
“O Senhor diz: ‘Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por  homens.;’” Isaías 29:13



A religiosidade que há no meio cristão muitas vezes nos leva a procurar “ligar” Deus em nossa vida em momentos de cultos, afinal é mais propenso e é o mais “normal”. Nos tornamos pessoas tão dependentes de regras e tradições que escolhemos o momento e a forma do Senhor se manifestar e agir. Caímos em padrões rotineiros na nossa busca por Ele e nos tornamos pessoas negligentes, frias e mecânicas pondo-O em uma espécie de caixa e decidindo onde e quando pode atuar nos, esquecendo que muito além da aparência está vendo nosso coração, a nossa real motivação. Quando não é hora de culto, quando não é nossa vez de fazer participação especial nele na maioria das vezes preferimos “desligar” Deus da nossa vida e deixá-lO em Stand by.
“Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” João 6:26-27
Uma boa situação para “ligar” também é em caso de necessidade. No texto acima Jesus refere-se ao momento em que o povo que o seguia estava fazendo isso por interesse material, afinal Ele tinha acabado de fazer o milagre da multiplicação de pães e peixes (João 6:1-14). Se esqueceram que Seu real motivo de agir com milagres era demostrar que Ele era o Messias prometido. Quantas vezes nós também perdemos totalmente o foco de quem verdadeiramente é Deus em nossas vidas para somente “usá-lO” como um objeto ou provedor de bens materias? No momento da dor, do desespero e dos problemas logo procuramos o botão de ligar e mais uma vez queremos que Ele “funcione” na hora! Agimos por interesse somente e mais uma vez Ele, que está pronto a nos ajudar, vem ao nosso encontro e atua com Sua Graça e Misericórdia, mas depois que tudo fica bem mais uma vez desligamos Ele das nossas vidas e O colocamos em Stand by, em modo de espera.
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” Lucas 9:23-24
Por fim, há muitos que NÃO “ligam” Deus às suas vidas porque não querem assumir o preço do compromisso com Ele. Estar ligado a Deus exige esforço, dedicação e disciplina, aspectos que normalmente não queremos ter para recebermos mais Dele. Estar ligado a Deus significa, acima de qualquer outra coisa, nos desligarmos das demais coisas deste mundo e essa atitude não queremos tomar devido ao preço que tem que ser pago. Não é um caminho difícil, afinal tomar uma cruz é penoso e muitas das vezes cansativo, mas há exaltação, há recompensa, no final das contas é a melhor escolha que o ser humano pode fazer.



Todos os dias temos que ter a atitude de buscar o Senhor e nos mantermos “ligados” a Ele. Como diz o primeiro texto deste post, em Amós 5:4, à medida que mais O buscarmos mais vida teremos. Então vamos sempre procurar manter Deus mais perto, mais ativo no nosso cotidiano e não somente em momentos litúrgicos ou de necessidade. Que cada vez mais o Senhor saia do nosso Stand by e passe a ser nossa principal fonte para que possamos viver uma vida verdadeiramente plena.


0 comentários: