Deus o nosso Baluarte a nossa Cidadela!



Mas o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo.
salmos 94:22

Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio.
salmos 91:2

Me chamou a atenção desde ontem estas duas palavras ''baluarte e cidadela'', resolvi então pesquisar. Encontrei as seguintes definições.


Falando de baluarte... Um baluarte (do provençal baloart, do neerlandês bolwerk) ou bastião (do francês bastion), em arquitectura militar é uma obra defensiva, situada nas esquinas e avançada em relação à estrutura principal de uma fortificação abaluartada. Era utilizado como plataforma de artilharia, para cruzar fogo com os baluartes vizinhos, impedindo o assalto inimigo às cotinas situadas entre eles. Na época...empregaram o termo "baluarte" para designar qualquer obra fortificada.

Normalmente é sustentado por muralhas de alvenaria e preenchido com terra apiloada. Quando declaramos então que Deus é o nosso baluarte, então vemos que, Deus é a nossa arma de defesa, que fica nas nossas esquinas, ou seja, sempre ao nosso redor, sustentando com muralhas, para q o inimigo não venha nos roubar, nos saquear, ou seja é nossa arma de guerra e de defesa contra o inimigo, é como uma fortaleza ao nosso redor... Partindo para a palavra cidadela... Cidadela é o nome que se dá a qualquer tipo de fortaleza ou fortificação construída em ponto estratégico de uma cidade, visando sua proteção ou dominação. A cidadela pode, por vezes, incorporar parcial ou totalmente um castelo existente nesta cidade.


Na Grécia Antiga a cidadela, que era chamada de acrópole (literalmente "cidade alta", em grego) era uma presença eminente constante na vida do povo da cidade, servido como refúgio e fortaleza em situações de perigo. Agora olha que lindo esta parte:Na Idade Média a cidadela era a última linha de defesa de um exército sitiado, freqüentemente defendida mesmo depois que a cidade já havia sido conquistada, e oferecia abrigo às pessoas que moravam nas áreas rurais em volta das cidades.
Ou seja mesmo q a situação já esta definida por perdida, ainda que tenhamos sido vencidos, mesmo assim temos Deus que é a nossa cidadela, para nos refugiar, mesmo quando já perdemos uma batalha, ou seja...quando lutamos com nossas forças, podemos perder e a nossa cidade ser tomada pelo inimigo.
Deus é o nosso baluarte que nos defende, para não sermos saqueados, é a nossa cidadela que nos refugia mesmo quando já fomos em partes vencidos por termos lutado com nossas próprias forças, e é também a nossa arma de contra-ataque. Se formos vencidos em partes é porque não nos revestimos. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Efésios 6:11).

Mas se encontramos refúgio em nossa cidadela que é Deus, é hora então de contra-atacarmos, revestidos da armadura e usando nossas armas.
‘’Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;’’ 2 Corintios 10:4

Orando, jejuando, revestidos da armadura de Deus, é a hora de declararmos guerra! Recomeçar, contra-atacarmos, nestas armas que são poderosas em Deus, a vitória é certa!


Que Deus te abençoe!
Anderson Oliveira

0 comentários: