Narnia, referência cristã na ficção dos livros de Lewis


As Crônicas de Nárnia possuem figuras com significados muito mais amplos do que se pode imaginar na primeira leitura. Lewis sabia como as crianças têm imaginação ampla e pronta para mais novidades do que os adultos, por isso designou as Crônicas a elas. Nos livros não é comentado claramente o verdadeiro significado ou a base bíblica de qualquer cena ou personagem, apesar de Lewis ter confirmado algumas alegorias ou metáforas em cartas aos seus fãs. Ao contrário de muitos adultos, as crianças logo percebem o que Clive Staples Lewis queria transmitir. Este fato ocorre porque elas estão com suas mentes mais abertas a novidades e informações, além de nunca esperem algo do livro e permitirem que o mesmo transmita tudo a elas.
aslan flickr picture taker 2 199x300 Aslam   O Cristianismo por trás do LeãoNa naturalidade da infância, muitas acabam logo percebendo em Aslam a figura de Cristo. O Leão de Nárnia, Aslam, é o único personagem que aparece em todos os sete livros das Crônicas. Ele é o filho do Imperador do Além Mar, é caracterizado como o guardião constante, protetor e ajudante de Nárnia, assim como protetor das crianças do nosso mundo. Aslam criou Nárnia ao cantar sua vida, e trouxe seu fim ao destruí-la. Ele também morreu e logo em seguida ressuscitou quebrando a Mesa de Pedra em O Leão, a Feiticeira e o Guardarroupa. Estes pontos destacam um paralelo entre esse personagem com Deus e Jesus Cristo. O próprio Lewis declarou, certa vez, numa carta a um fã, que esta relação era profunda. Esta comparação fortalece-se quando se ressalta que muitas palavras e atos de Aslam têm uma referência bíblica.
Na história cristã o Deus trino (Pai, Filho e Espírito Santo) envia Jesus (Deus Filho) a Terra para viver entre os humanos e morrer como um sacrifício aos seus pecados, revertendo a lei e criando uma nova aliança com o seu povo. Aslam, em Nárnia, aparece para salvar seu povo e morre em lugar de Edmundo, salvando-o de seu erro, a traição, e revertendo a Magia profunda. Até mesmo os momentos antes de serem aprisionados, a tortura e humilhação são iguais entre os dois personagens. Depois de três dias morto, Jesus ressuscitou com uma aparência ressaltada, explicou algumas coisas aos seus seguidores sobre como deveriam levar a igreja à frente e esperar pelo seu retorno, e então subiu aos céus. Depois de morrer, Aslam também voltou à vida para ajudar seu povo na guerra e depois também sumiu. Diversas vezes é mencionado que o pai de Aslam seria o Imperador do Além Mar, assim como Jesus é filho do Deus Pai, também mencionado ao longo do Novo Testamento.



Acompanhe os textos abaixo, que demonstram as similaridades entre o Deus cristão e Aslam.
Digitalizar010 300x172 Aslam   O Cristianismo por trás do LeãoNárnia: “No escuro finalmente alguma coisa começava a acontecer. Uma voz cantava. Muito Longe. Nem mesmo era possível precisar a direção de onde vinha. (…) Certas notas pareciam a voz da própria terra. O canto não tinha palavras. Nem chegava a ser um canto. De qualquer forma era o mais belo barulho que já foi ouvido. (…) a escuridão em cima estava cintilante de estrelas. (…) Não havia nuvens. (…) Longe, perto da linha do horizonte, o céu se acinzentava. (…) Já se viam formas de colinas recortadas contra ele. E a voz continuava a cantar. (…) o sol nasceu (…) tratava-se de um vale por onde serpenteava um grande e caudaloso rio, na direção do sol. Ao norte, colinas suaves; ao sul, montanhas altas. (…)” “(…) o vale se esverdeava. …São Arvores!” O Sobrinho do Mago (ABU Editora, Os Anéis Mágicos)
Bíblia: “No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo” Gênesis 1.1-2a
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. … Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” João 1.1,3
Comparação: Ambas as criações, tanto a bíblica quanto a narniana, partem do escuro e são compostas verbalmente, o canto ou o verbo. No texto de João afirma-se que Deus e Jesus (o Verbo) estariam presentes durante a criação, assim como Aslam lá estava.
Nárnia: “– Bem… – e Aslam pareceu refletir. – Vou gostar de ter amigos esta noite. Podem vir… desde que me prometam parar quando eu lhes disser, e me deixem depois continuar sozinho.” O Leão, A Feiticeira e o Guardarroupa (Ed. Martins Fontes)
Bíblia:”Disse-lhes então:’A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo” Mateus 26:38(NVI)
Comparação: Lúcia e Susana acompanharam Aslam antes dele se entregar em sacrifício a Edmundo, assim como três apóstolos acompanharam Cristo antes dele ser levado pelos romanos e morto pelos pecados humanos.
Nárnia: “Mas [Aslam] não fez sequer um ruído, mesmo quando os inimigos [o torturavam]” O Leão, A Feiticeira e o Guardarroupa (Ed. Martins Fontes)
Bíblia: “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca;…” Isaías 53:7a
Comparação: De acordo com a história cristão, Jesus não teria reclamado da tortura que sofreu. Da mesma forma, Aslam se silenciou nos momentos em que era machucado.
cross 300x200 Aslam   O Cristianismo por trás do LeãoNárnia: “Uma gargalhada mesquinha ressoou quando um ogre, de tesoura na mão, avançou e se pôs de cócoras junto da cabeça do leão. Zip, zip, zip – a tesoura rangia, e montes de caracóis dourados tombavam ao chão. O ogre afastou-se, e, do esconderijo, as meninas puderam ver o rosto de Aslam, pequenino e tão diferente sem a juba! Os inimigos também notaram isso:
– Vejam: não passa de um gatão!” O Leão, A Feiticeira e o Guardarroupa (Ed. Martins Fontes)
Bíblia: “Então, os soldados do governador (…) reuniram toda a tropa ao seu redor [Jesus]. Tiraram-lhe as vestes (…) e zombavam ‘Salve, rei dos judeus!’. Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça.” Mateus 27:27-30
Comparação: Se Aslam perdeu a juba, Cristo perdeu suas roupas, dois símbolos de honra. Os dois foram maltratados e motivo de zombação de seus inimigos, no mesmo processo de sacrifício.
Nárnia: “[Susana e Lúcia] olharam a sua volta. Lá, brilhando no nascer do sol, maior do que tinham visto antes, chacoalhando sua juba (porque tinha aparentemente crescido novamente) estava o próprio Aslam.” O Leão, A Feiticeira e o Guardarroupa (Ed. Martins Fontes)
Bíblia: ” Depois disso, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo.” Marcos 16:12
Comparação: Tanto Cristo, quanto Aslam mudaram de forma após a ressurreição, sua volta à vida.
Nárnia: “‘Venham e comam seu café-da-manhã’ disse a ovelha com sua suave voz” O Navio da Alvorada (ABU Editora)
Bíblia: “Disse-lhes Jesus: Vinde e comei.” João 21:12
Comparação: Jesus e Aslam convidam as pessoas a partilhar a mesa consigo, um símbolo do convite à intimidade.
Há um relato em A Viagem do Peregrino da Alvorada feito pelo próprio Aslam em que a personagem confirma que seria no nosso mundo aquele que também atende a alcunha de “Leão de Judá” (termo usado pelos judeus da época de Jesus para designar o Messias que esperavam), não por mera coincidência; ou seja, ele seria o Cristo. Neste diálogo, Lewis também declarou sutilmente o motivo pelo qual escreveu os livros: leva a história bíblica às crianças e apresentar a elas este Deus de amor também em nosso mundo.
“- [Você] Está também em nosso mundo?
- Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor.”
O leão de uma simples história para crianças ou o símbolo de toda uma fé? Aslam é um personagem diferente para muitos, mas Lewis, que também era escritor de teologia, mostrou, pelas semelhanças e imagens usadas, que quis apresentar aos seus leitores aquele mesmo personagem que tanto intriga nosso mundo.
Créditos
Por Jessica Grant, versão de fev/10 do texto de 2003
Algumas informações retiradas de http://mural.uv.es/miba/index.html
Fotografias: flickr.com/picture_taker_2 ; flickr.com/Bonnie Woodson
Ilustração: Pauline Baynes

0 comentários: